Nova linha de serviços para doenças vetoriais criada na Mayo Clinic

Dois laboratórios da Divisão de Microbiologia Clínica da Mayo Clinic uniram esforços e lançaram uma nova linha de serviços dedicada à promoção da pesquisa e exames de doenças transmitidas por vetores. A nova área, chamada de Serviços Laboratoriais para Doenças Vetoriais, será coordenada por Bobbi Pritt, M.D., Diretora do Laboratório de Parasitologia Clínica, e por Elitza Theel, Ph.D., Diretora do Laboratório de Sorologia de Doenças Infecciosas.

Antes da criação dos Serviços Laboratoriais para Doenças Vetoriais, os exames diagnósticos para doenças transmitidas por vetores eram realizados por meio dos Laboratórios de Parasitologia Clínica e Sorologia de Doenças Infecciosas. “Os exames sorológicos e moleculares geralmente são pedidos em conjunto para a avaliação de doenças transmitidas por vetores, e o exame ideal pode variar conforme o quadro clínico do paciente e o tempo de instalação dos sintomas”, afirma a Dra. Pritt. Ao integrar essas duas práticas de forma mais eficiente, a MML espera melhorar a oferta de serviços de consultoria a clientes e parceiros de pesquisa.

Descoberta motiva a criação de nova linha de serviços

No início do ano, em colaboração com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e funcionários de saúde pública de Minnesota, Dakota do Norte e Wisconsin, a Mayo Clinic anunciou que seus pesquisadores descobriram uma nova espécie de bactéria (Borrelia mayonii), que causa a doença de Lyme em seres humanos. Esta descoberta revelou à necessidade de criar uma linha de serviços colaborativos dentro da Divisão de Microbiologia Clínica, dedicada ao diagnóstico e pesquisa de doenças vetoriais.

“Uma forma com que a nova linha de serviços está abordando a pesquisa é pela criação de um biobanco de amostras”, revela o Dra. Theel. “O biobanco abrigará amostras únicas, algumas das quais passarão por uma caracterização clínica, para serem usadas na validação de testes e no desenvolvimento de exames futuros.” O serviço laboratorial também terá um grande foco na criação de algoritmos de exames recomendados para a avaliação de pacientes com suspeita de doenças transmitidas por vetores.

Foco atual em doenças transmitidas por mosquitos

Atualmente, há membros da equipe trabalhando na avaliação e criação de exames para doenças transmitidas por mosquitos, inclusive os vírus chikungunya, Zika e dengue. Uma lista completa dos exames de microbiologia e de doenças infecciosas realizados na área de Serviços Laboratoriais para Doenças Vetoriais da Mayo pode ser encontrada em MayoMedicalLaboratories.com.

Oferta de exames de dengue na Mayo Clinic:

  • Dengue Virus Antibody, IgG and IgM, Serum (ID do exame: DENGM);
  • Dengue Virus NS1 Ag, Serum (ID do exame: DNSAG);
  • Dengue Virus Antibody/Antigen Panel, Serum (ID do exame: DENVP);
  • Prenatal Zika and Dengue Virus Panel, IgM, Serum (ID do exame: MZIKP);
  • Zika and Dengue Virus Panel, IgM, Serum (ID do exame: MZIKA).

Contato:
E-mail: mmlglobal@mayo.edu
Telefone: +1 855-379-3115
Visite: MayoMedicalLaboratories.com


Por April Josselyn, Mayo Medical Laboratories. Originalmente publicado no website da Mayo Medical Laboratories em 16 de setembro de 2016. Traduzido e usado com permissão da Mayo Foundation for Medical Education and Research. ©2017. Todos os direitos reservados.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Exibir botões
Esconder botões